"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Resenha -O confronto


Capa do DVD
Um Triângulo Amoroso de Horror Insondável...
Damon
Determinado a fazer de Elena sua rainha da escuridão, ele mataria seu próprio irmão para
possuí-la.
Stefan
Desesperado pelo poder para destruir Damon, ele sucumbe a sua sede por sangue humano.
Elena
Irresistivelmente atraída por ambos os irmãos, sua escolha decidirá o destino deles.
A terrível histórias de dois irmãos vampiros e da linda garota dividida entre eles.

O segundo volume da série The Vampires Diares  vem recheado de suspense. A personagem-narradora Elena é que nos dá o tom. É através de seus pensamentos e palavras proferidas que ficamos a par deste tão intricado jogo de amor entre uma  mortal e dois irmãos vampiros. Como se  de fato, um triângulo amoroso entre seres humanos não fosse demasiado abstruso.
Há uns três anos, quando li o primeiro livro da coleção, somente por curiosidade, confesso: não gostei. Achei a trama pouco desenvolvida e rasa de diálogos. Com suas personagens, como chamamos em analise literária, planas. Significa que as personagens desenvolvem-se pouco ou nada no tecido do drama. Contudo, resolvi dá uma chance para que o livro me consumisse. E foi exatamente o que aconteceu. Após ficar extremamente #loucapelaserietelevisiva, decidi ler os livros enquanto a quarta temporada não chega. E de fato, surpreendi-me com o tanto que a historia evolui e totalmente diferente da serie televisiva.
Bom, deliberei em fazer um breve apanhado das características gerais da obra, como uma espécie de analise literária, porém nem tanto profunda quanto nem tão pouco sólida quanto uma resenha. Digamos um meio-termo. Adiante.
Personagens
De cara nossos já conhecido triangulo: Stenfan Salvatori, vampiro e irmão caçula de Damom Salvatori. Ambos nascidos na Itália renascentista, isto significa que foram transformados no século XVI. À seguir, Elena Gilbert, de uma tradicional família, uma das famílias fundadoras da cidadezinha Fell’s Church.
Outros personagens 
Meredith: esta personagem aparece somente no livro, pelo menos com essas características. Uma das duas maiores amigas de Elena. Meredith é apresentada na narrativa como a mantenedora da calma e frialdade até  as situações mais escabrosas. O interessante que este nome geralmente está associado à pessoas sóbrias, de uma grande estabilidade mental e conservadoras. O que de fato esta personagem demostra ter.
Bonnie: É a outra grande amiga de Elena, e juntamente com Meredith ajuda-a a resolver conflitos que sujam ao longo de seus caminhos. Esta personagem é também de uma das famílias tradicionais da cidade, herdeira de um poder sobrenatural: a magia. No livro ela é fraca e altamente insegura, não realiza muitas ações maravilhosas como na serie de TV. Seu nome é de origem céltica e  siguinifica BONITA. E assim é descrita. Na tarologia a carta que rege é a Papista, representa grande divindade feminina e de certa forma atrai a espiritualidade.
Tyler: Também de família fundadora. Neste segundo volume, sua personagem começa a impor-se sobre Elena e seus amigos, tramando o acontecimento central.
Karoline: Ex-amiga de Elena e ajudadora de Tyler em seus planos. Tanto ela quanto Tyler são retratados diferentes na serie de TV.
Cenário
Cidade de Fell’s Church. Local de muitas mortes, por isso considerado um lugar místico.
Tempo
Não tem exatamente definir o tempo em que a narrativa ocorre, pois não é explicito no livro, não que eu tenha notado. Só para esclarecer, o conceito de  tempo da narrativa é diferente do tempo/ano em que foi publicado.
Enredo
O segundo volume nos traz uma história com mais conflitos do que o primeiro. Contudo, ainda continuamos com a rixa Stefan X Damon. Porém surge mais um vilão ou vilã, com objetivo de atrapalhar o romance de Elena e Stefan. E é a partir das ações deste vilão que a historia vai rodar e Elena tem um mistério a resolver, com ajuda de seus amigos e, pasmem, de Damon.
Elena possui um diário, que fora dado por sua mãe. E é a neste diário que ela segreda tudo, inclusive sua relação com Stefan e o que ele é de fato: um vampiro. O problema surge quando seu diário é roubado e ela passa a ser chantageada pelo ladrão. Com medo de que o seu segredo e de seu Amor sejam revelados ela conta com a ajuda de suas amigas para descobrir que o pegou.
Depois de semanas sem pistas finalmente Elena descobre sem querer que a ladra é Carolyne Forbes, sua ex-amiga e o odioso Tyler Smellwood. E que pretendem vigar-se no dia dos fundadores, revelando o verdadeiro “eu” de Stefan. Porém, no momento x, em que Carolyne está prestes a ler o diário de Elena, Carolyne percebe, bem na frente de toda a cidade, que o que tem em mãos não é o diário de Elena mas sim o seu. Ficando tão furiosa saindo do palco e derrubando Elena ao passar.
Este problema está resolviso. Damon, sem que ninguém soubesse hipnotizou Carolyne para que lhe entrega-se o diário de Elena e lesse o seu próprio.
Contudo, ainda não é o fim da história. Devido a uma discursão com sua tia, Elena sai nervosa da cerimônia, pegando o carro de  Matt e seguindo atrás de Stefan na pensão. Ao chegar não o encontrando. De repende o tempo começa a mudar de modo repentino e assustador. Algo estava vindo. Ela não sabia o que poderia ser. Desesperada, ela entra no carro e segue de volta para a cidade, não conseguindo passar pela única estrada de volta à cidade. Ele toma um caminho diferente, para ponte. Sem poder enxergar para onde estava indo, não percebeu que estava sendo guiada, por uma força invisível e mortal, para sua morte. E assim morre Elena Gilbert.  

Marcinh♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário