"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

Minhas leituras 2011





O vampiro Lestat ou O  Novo Lelio




 1-Este livro foi escolhido, digamos, somente por fazer parte da continuação de A Entrevista com o Vampiro. É mais impressionante até mesmo que seu anterior (A Entrevista com o Vampiro). Pensei que ao lê-lo encontraria o mesmo dialogo lamuriento  e saudoso, com o tom romântico byroniano,  os dois perpassam a alma do leitor transpondo-os para as épocas de seus relatos. Mas mesmo assim esse romantismo narcisista, boêmio e egocêntrico é mais forte em Entrevista com O Vampiro, só que em seu modo mais latente. O protagonista Lestat de Lioncourt, sétimo filho de um  marquês. Por consequência sempre possui sangue nobre. Nasceu em 1760, em Auvergne, França. Sua vida como mortal não era nada diferente de seus conterrâneos, a não ser pelo modo como sua familia o tinha, era o caçula dessa familia destituída de sua antiga riqueza e luxo, por isso com certeza não herdaria nada, até por não ter nada para herdar. Não teve educação letrada,  até isso seu pai e seus irmãos tiraram dele. Mas uma hora o jogo tinha que virar. Uma praga estava ocorrendo no povoado de Auvergne , devido aos tempos difíceis, tempos de fome e escasses, uma matilha de lobos apareceu, e ele corajosamente ou estupidamente enfrentou-os. Matou todos mais ficou gravemente ferido no corpo e na alma, perdeu o sentido da vida.  Começou a questionar seus deuses e suas ideologias, mas não chegou a sentido nenhum. Antes era conhecido como o filho do senhor feudal, após o quase encontro com a morte, era O Senhor.Agora por toda sua vida-eterna ele seria conhecido como "O Matador de Lobos". Foi quando travou amizade com seu querido Nickki, com quem tinha diálogos intermináveis sobre o sentido de tudo. Amaram-se desde o inicio. Juntos decidiram fugir para assombrosa e encantadora Paris. Viveram como mendigos e bêbados. Foram esplendorosos atores  de um  teatro clandestino em  Paris, até que o mal encontrou Lestat. E sua vida estava em perigo e ninguém poderia salvá-lo. Fora transformado em Vampiro. Magnus o transformara. E, mesmo tendo o "Dom das Trevas", continuava ateu. Não acreditando nem em Deus nem no Diabo. 
Quando sua mão, Gabrielle, estava morrendo resolveu transformá-la também, surgindo assim seu primeiro filho. O segundo foi seu melhor amigo violinista, Nicolas.
 O livro todo é intenso, repleto de histórias dos antigos contadas por eles ou por outros. Pode-se dividi-lo em dois. Na verdade é a obra dentro de outra obra. Explico: Anne Rice escreveu O Vampiro Lestat e Lestat também escreveu O Vampiro Lestat. Isso ocorre porque quando desperta de seu sono de cento e quarenta anos, Lestat depara-se com "A Entrevista com o Vampiro". E se Louis contou sua historia, ele também precisa contar sua versão da mesma história e revelar como foi criado. Na verdade, sua intenção vai mais além; deseja revelar ao mundo humano que Vampiros são reais e estão no meio de deles. Que vestem-se, agem e vivem como eles, com somente uma diferença: precisam de seus sangues para viver. 
Com isso em mente Lestat junta-se com Biscoito doce, Alex e Larry e forma um grupo de rock. Sua primeira aparição em São Francisco leva cerca de 15 mil almas mortais ao delírios e outros tantos Vampiros à vingança.  Dentro de seu livro, Lestat confessa segredos e mistérios que somente ele e Marius conheciam. E contar uma ínfima  parte da história que seja, será sua destruição, avisa Marius. Mas nem mesmo o temor pela sua vida-eterna o repele de concluir seu intento.  Publica o livro, Grava o disco com a banda e o vídeo clip é apresentado pela MTV. Nada mais moderno né?
Com isso infringe todas as leis vampiricas, tornando-se o proscrito. retornado mais uma vez para a vida.