"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A história do mundo em 100 objetos - Neil MacGregor





Incontáveis civilizações se sucederam ao longo da história da humanidade e deixaram legados grandiosos, inspirando admiração e espanto mesmo após milhares de anos. Outras foram quase soterradas pelo tempo, restando apenas pequenos vestígios de sua existência. Em A história do mundo em 100 objetos, viajamos de volta no tempo e cruzamos o globo terrestre para ver como o ser humano moldou o mundo e foi moldado por ele nos últimos dois milhões de anos.
Resultado de um projeto inovador do British Museum e da Rádio BBC 4, a obra conta a história da humanidade a partir de cem objetos escolhidos no acervo do museu, todos de diferentes momentos da nossa jornada. O historiador Neil MacGregor nos conduz pelos mais variados artefatos que o homem produziu, concebidos cuidadosamente para diversos usos. Apresentando desde as tabuletas de argila para escrever até o onipresente cartão de crédito da atualidade, esse livro é um olhar inusitado e profundamente revelador sobre nossa civilização.


Para falar um pouco sobre este autor com um conhecimento tão diverso, vamos puxar um pouco de sua  biografia.
Robert Neil MacGregor, nasceu, imaginem vocês, no dia 16 de junho de 1946 ( fiquei encantada por que a mesma data do meu  (y) ). É escocês de Glasgow. Quando tinha mais ou menos 9 anos viu uma exposição que marcaria para sempre sua dotação para as artes. Ele é historiador de Artes por profissão. Atualmente é diretor do Museu Britânico.
Seu livro é um saboroso apanhado de várias séries sobre Artes,  feitas por ele para BBC. Em  “A história do mundo em 100 objetos”  vamos perceber que a historia do mundo escreve-se a cada dia em objetos simples. Como esta xicara que você bebe seu café ou chá, pode ser até objetos que consideramos hoje como ultramoderno ( no meu caso, aquele trequinho que  poe direto na tomada com um frasco com liquido transparente para matar carapanã).  Então vejam, a historia do mundo se dá na incursão da ideologia do Homem sobre a face da Terra. E é por isso que muda, por que o Homem muda.

Fontes: Editota Intriseca; Wikipédia, Google imagens.
Marcinha Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário