"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

terça-feira, 28 de junho de 2011

O milagre de Anna Sullivan


                                   Ficha de Leitura
Tema: Peças de Teatro                                                
Mês: Junho
Um pouco sobre o mim
Eu sou o (a): Meu nome não é Jonhy. Meu nome é Márcia. Desde que me conheço eu leio. Nunca parei para pensar ou mesmo contar quantos livros já li em toda minha vida. Mas com o DL tento corrigir essa falha. Como estou no ultimo ano da minha graduação em Letras, tenho tido pouquíssimo tempo para realizar esta tarefa, digo, a tarefa de resenhar, por que a de ler; bem, ler não é uma tarefa no sentido mal da palavra, antes um prazer indescritível.
Moro em (Cidade/Estado - UF):

Na net, você me encontra (Blog ou Site): marciamspblogspot.com



Neste mês, eu li:
Título: O milagre de Anna Sullivan

Autor do livro: Willian Gibson
                               
Editora:  Vozes

Nº de páginas: 173

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Para ser bem sincera, existem livros que me chamam mais a atenção pelo titulo mas, não posso negar que têm capas que te tiram o folego só de olhar. Neste caso não. A capa deste livro não há nada que te prenda por imagens, fotos ou mesmo gráficos mirabolantes. Ela é simples. É clean, e é muito bonita mesmo assim. A capa parece-me uma espécie de janela pequena , uma janela que precisa ser transposta.  Esta capa reflete o modo como a educação deveria ser tratada. Porque creio eu que, o feito de Anne deu-se de modo mais natural e simples possível.          


O livro é sobre... O livro é baseado em um historia real. Conta a historia da desbravadora Ann Sullivan em sua luta pela alfabetização de Hellen Keller. Uma criança que apesar de nascer sadia, ficou cega e surda devido a uma doença quando tinha somente seis meses de idade.  Mas não nos apresenta somente a historia da menina Hellen, nos mostra a infância de Anna, a perda do seu irmão e como conseguiu, com muito esforço que Hellen começasse a compreender o mundo ao seu redor.  Por que antes ela, Hellen, era tida como um pequeno animal. Ao lerem o livro creio que trará a vocês uma nova visão de como é importante amar aquilo que se faz, principalmente se isso envolver outras pessoas.     



Eu escolhi este livro porque...
      Este ano, logo no inicio, fiz uma disciplina no meu período de férias, LIBRAS. Durante ela foi discutido muitíssimo a questão da educação de pessoas surdas e em quais aspectos a educação pode ser libertadora. A professora nos mostrou a versão cinematográfica desta historia. Que até então eu desconhecia sua versão literária. Sabia somente que  o filme era biográfico. E, um belo dia na biblioteca encontrei-o por acaso. Fiquei curiosa para iniciar a leitura. E foi assim que ele me escolheu e não eu a ele.


A leitura foi...
Muito gostosa,  reconfortante e acolhedora...
                   

O personagem que eu gostaria de SER é ANNE SULLIVAN. Por quê?
Quero  poder olhar para a problemática educacional com o mesmo destemor e ousadia. Não que eu tenha a pachorra de achar que farei diferença no mundo todo. Mas se ao menos puder tocar um aluno que seja, minha tentativa  já valeu muito  a pena!! Assim como Anne fez com Hellen. 

O trecho do livro que merece destaque:
Não citarei trecho nenhum, por que para mim, a parte que mais me tocou foi a cena em que Hellen compreende sua primeira palavra “água”.

A nota que eu dou para o livro:
          5-  Adorei. Não somente adorei, como o manterei sempre na minha mesin há de cabeceira do  meu coração.

         
         
Marcinh♥

Um comentário:

  1. Flor, essa história de Hellen Keller é inusitada e interessante.
    Você fez boa escolha.
    Mesmo quem não conhece ficará curioso pela sua maravilhosa resenha.

    Abraços!

    ResponderExcluir