"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

quarta-feira, 1 de junho de 2011

100 escovadas antes de ir para cama


Ao ler este livro fiquei um pouco chocada pelo modo pessoal-impessoal que a autora o construiu. Alguns críticos dizem, ela também que, apesar de ser um romance ficcional, há nele um pouco de verdade, há nele um pouco de sua própria vida. Especialista em critica literária chegam muitas vezes a afirmar que, todo escritor impregna as suas obras com um pouco de si. E ai vem o mérito da questão, ate que ponto “100 escovadas antes de ir para cama” pode ser considerado ficção, ou em que parte do livro podemos saber se tratar de uma biografia? Sera correto afirmar que este romance trata-se de uma pseudo-biografia? Ou mesmo de uma intrincada e inspiradora historia de uma menina perdida no meio de um mundo hipócrita e de um amor cinicamente puritano? Bem e o que veremos ao destrinchar da saga de Melissa.
100 escovadas antes de ir para cama”, titulo irremediavelmente ambivalente, nos remete as historias de contos de fadas, no qual temos uma tipica garota pobre transformando-se em uma rica princesa através do amor transformador e libertador. O que não e o caso de melissa, vulgo Lolytta. Que ao perceber que amar não e nenhum conto de princesas, que ao invés disso ele e sujo e egoísta
(Estou suja, só o Amor, se é que existe, poderá me limpar de novo). Este pequeno fragmento marca bem a melancolia profunda que possuiu a alma de Melissa. Era ateia. Não acreditava mais no amor desde que foi usada e chutada por seu desvirginador, Danielle. Posso ate mesmo afirmar que Melissa NUNCA acreditou no Amor.

Final: o final longe de ser o fim, na verdade nos remete a desejos de felicidades para esta princesa que, assim como Scarlet O`hara, tinha sonhos brumados e que aos pouquinhos foram se revelando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário