"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

terça-feira, 31 de maio de 2011

Educar para Crescer -3 anos

O site Educar para Crescer nos traz algo de libertador. Para nós, que somos leitores famintos sempre nos perguntamos um jeito de ler mais. Mas algo me passou  pela cabeça enquanto li este site: como e pq sou leitora? Logico que eu tenho a minha resposta. Fui crida em torno de livros e de pais que me faziam o favor de ler para mim antes de dormir. E vc qual he sua desculpa? E qual será o motivo (incentivo) que daremos aos nossos filhos, para serem herdeiros desse legado? Essas são questões mui importantes. Não para pensar quando eles nascerem, mas para começar a refletir desde já. Pois, creio eu que a máxima há tempos divulgada he verdadeira: um país instruido e lido he um país educado. E essa educação começa em mim, não no meu proximo, nem na casa da vizinha como muitos 'andam' pensando e falando. 
E de olho nisso postei aki uma lista de livros adequados para a idade de 3 anos, mas pode até mesmo 5.

JANEIRO- GUNTER: A HISTORIA DE UM PORCO INSUPORTAVEL
Autor: Mike Jolley
Editora: Brinque Book
Grunter é um porco mal-educado e chato demais. Seu mau humor está começando a irritar seus amigos, os outros animais da fazenda. Eles decidem mandar Grunter para o espaço, literalmente! Este livro vai chamar a atenção da criança de forma divertida e lúdica para os relacionamentos entre os amigos e mostrar que o exemplo de Grunter não é uma referência.

FEVEREIRO-BILILIO
Autor: Eva Furnari
Editora: Formato
História de uma mãe e de seu filho, que se perde e depois reaparece. Ótimo livro para abordar com as crianças os seus medos em relação à separação  de pessoas próximas.

MARÇO-RIMA PRA CÁ, RIMA PRA LÁ
Autor: Vários autores
Editora: Companhia das Letrinhas
Coletânea de 66 poeminhas, cheios de rimas divertidas e imagens super coloridas. O nonsense das situações e o jeitinho sapeca dos personagens também vão divertir as crianças.

ABRIL-O URSINHO APAVORADO
Autor: Keith Faulkner
Editora: Companhia das Letrinhas
Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.

MAIO-MEUS PORQUINHOS
Autor: Don Wood e Audrey Wood
Editora: Ática
Dez porquinhos brincam nesta histórinha simples, que retoma a cada página o início da história. Boa leitura para a espera do sono.

JUNHO-O REI BIGODEIRA E SUA BANHEIRA
Autor: Don Wood e Audrey Wood
Editora: Ática
Narrativa envolvente que conta a história de um rei que não quer sair de sua banheira, e no final, só uma criança para encontrar a solução.

JULHO- BRUXA, BRUXA VENHA À MINHA FESTA
Autor: Arden Druce
Editora: Brinque Book
Uma menina pede que seres fantásticos apareçam em sua festinha. O detalhe é que bruxas, duendes e fantasmas, entre outros, vão mesmo. Esse é o enredo da história, que mostra como a imaginação infantil pode ir longe, a ponto de fazer as crianças  se divertirem até com temas que causem medo.

AGOSTO- O RATINHO, O MORANGO MADURO E O URSO GRANDE ESFOMEADO
Autor: Don e Audrey Wood
Editora: Brinque Book
Esta é uma história que narra as peripécias e esperteza de um ratinho contra a força de um grande urso esfomeado, que no fim acaba não aparecendo na trama. As crianças ficam literalmente envolvidas com os diferentes planos do ratinho para proteger o seu grande morango vermelho maduro do Grande Urso Esfomeado.

SETEMBRO- ADIVINHE O QUE É?
Coleção Adivinhe
Editora: Salamandra
Leia as dicas, levante as abas, e adivinhe as charadas. Diversão garantida para os pequenos.

OUTUBRO-COLEÇAÕ DA MINHOCA
Autor: Lucy Cousin
Editora: Ática
Crianças pequenas adoram essa coleção. Basta manipular as abas nos sentidos indicados para ajudar Ninoca a trocar de roupa, a escrever, dançar...Os livros desta série também ensinam as cores e os números de um jeito muito divertido.

NOVEMBRO-COLEÇAÕ DO BOLINHA
Autor: Eric Hill
Editora: Martins Fontes
Serie de livrinhos que mostra as aventuras do cachorrinho Bolinha, que apronta muitas travessuras, As crianças adoram!

DEZEMBRO-TANTO, TANTO
Autor: Trish Cookie e Helen Oxenbury
Editora: Ática
Mostra, de forma simples e bem-humorada, manifestações de afeto de uma família em relação ao seu bebê. A família retratada é negra, o que é ótimo para ampliar as referências étnicas e valorizar a diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário