"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

quinta-feira, 24 de março de 2011

Lançamento do livro O conto no Amazonas

Boa noite gente!! Hoje estou aqui para divulgar a vocês  mais um lançamento da livraria e editora Valer. Quem mora em Manaus sabe muito bem onde fica. Mas sempre têm aqueles desinformados que não sabem nem o nome da rua onde moram. E para esses o endereço está abaixo. E para aqueles outros que não moram na nossa linda capital, só lamento  ( com sinceridade ), pois  vc's não poderam desfrutar de mais esse momento onde aflora o espirito lirico-amazonense. Salvo se vier para cá.

Evento: Lançamento do livro O conto no Amazonas
Editora: Valer
Páginas: 108
Valor: R$ 30,00
Autor: Zemaria Pinto
Data: 26 de março de 2011
Horário: 10h
Promoção: Livraria Valer
Local: Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro 
Contatos: Valer: (92) 3635-1245 / Autor: zemariapinto@hotmail.com


A Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro O conto no Amazonas, do escritor Zemaria Pinto, que acontecerá dia 26 de março, às 10h na Livraria Valer, situada na Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro de Manaus.


O conto (apropriadamente chamado, em inglês, de short story, ou história curta) é capaz de expressar de maneira intensa a complexidade de um mundo fragmentado. Se o romance é uma trama que busca dar conta do mundo em escala ampliada, o conto tem seu foco nos pequenos acontecimentos da vida, no mínimo da existência humana – e, por isso, revelador dos anseios, derrotas e aspirações do ser humano. Sendo uma história curta, o conto contém os elementos comuns da narrativa em um arco de tempo e espaço limitados. A isso se deve uma das principais dificuldades de quem se dedica à arte de criá-lo: condensar a trama aos limites dessa forma literária, o que exige perícia e domínio da técnica de criar histórias.

Como esclarece o escritor Zemaria Pinto, podemos definir o conto de forma muito simples: ele tem uma história bem definida, poucos personagens, tempo e ação muito concentrados, passados num só ambiente. Isso nos remete à tríplice unidade pretendida por Aristóteles: que a história narrada tenha uma ação bem definida, um só episódio, com poucas personagens; passe-se num tempo curto, fácil de mensurar; e que se passe num só ambiente ou lugar.

O conto no Amazonas é um estudo teórico e prático sobre essa arte narrativa. A singularidade está no fato de o autor utilizar como referencial analítico os escritores representativo da produção contística regional. O texto se constrói a partir de um breve estudo introdutório em que situa o leitor em relação á história do conto, seus conceitos e os mais destacados criadores. O autor apresenta um guia de leitura e, ao mesmo tempo, um pequeno manual de iniciação não só para leitores, mas para os que desejarem se aventurar nessa arte.

O capítulo dedicado ao conto no Amazonas corresponde à parte prática deste estudo. Zemaria Pinto assume a condição de professor e crítico apresentando aos leitores alguns dos contos mais significativos da literatura que se produz no Amazonas. Inicia seu percurso com a narrativa mítica “Baíra e sua namorada”, originária da mitologia dos índios Cauaiua-Parintintin. Volta-se a seguir para os textos consolidados pela tradição literária, com a apresentação e a análise de histórias de autores que Zemaria organizou entre Pré-Madrugada, Clube da Madrugada e Pós-Madrugada. Entre eles estão: Alberto Rangel, Arthur Engrácio, Benjamin Sanches, Astrid Cabral, Carlos Gomes, Erasmo Linhares e João Pinto.

Este livro nasce destinado a ser um guia de viagem que ajudará muitos leitores a chegar ao mundo encantado da palavra e da criação literária.




Um comentário:

  1. Que legal, Máricia!
    O Zemaria foi também meu professor por duas vezes.
    Tenho todos os livros dele desde o "Corpo
    Enigma" ao "Textonu".
    Sou seguidor dele no blg www.ofingidor2008.blogspot.com.

    Abraços!

    ResponderExcluir