"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Martin Luther King - O Pacificador

 Tema: Memorias / BIografia

Mês: Fevereiro de 2011 (Livro 3)
Título: Martin Luther King - O Pacificador
Autor do livro: Fernada Cury
Editora: Minuano
Nº de páginas: 114

  • ISBN859964418
  • Origem: Nacional
  • Ano: 
  • Edição: 1
  • Coleção Iluminados da Humanidade: v 14




Filho e neto de pastores batistas, Mickael mais conhecido como Martin Luther King nasceu no dia 15 de janeiro no ano de 1929. De origem origem humilde mas, sempre esforçado e sonhador Luther King sempre tivera desde de tenra idade uma alma fleumática e embevecida. Tornou-se melhor amigo de muitos dos seus amigos. Extremamente inteligente e dedicado. Para ele sua mãe era um dos melhores exemplos a serem seguidos, juntamente com seu pai; que mesmo sendo filho de um meeiro ( escravo dos campos de algodão no Sul do EUA ), também seguiu o exemplo do pai dele. A tendência à não-violência é transmitida de geração após geração ou seja a busca pela igualdade racial é uma herança da familia King.
Além de Martin seus pais tinham outros filhos, Christine mais velha que ele e Alfred filho caçula.
Que também foram educados de acordo com sua tradição cristã e tornaram-se pessoas de caráter reto. 

Em 1945, aos 15 anos, Martin foi aceito num dos melhores colégios de Atlanta Merohouse, com ele haviam somente 6 estudantes negros. Lá estudou sociologia, formando-se com louvor, sendo também o orador de sua turma. Após formado,em  1948, foi estudar no Crozer Theologial Seminary, certo de que rumo sua vida  ía tomar. Assim como o pai queria ser pastor. Já sentia que ia se transformar em algo maior que seu pai, que teria sua voz ouvida por muitas pessoas, ele queria acreditar nisso. 

Matin Luther King Jr conhece Malcon X num campo de tabaco onde foi trabalhar nas ferias de verão em 1947. 

Em 1951 Martin fo para Boston iniciar seus estudos de doutorado em teologia, lá conheceu sua futura esposa Coreta Scott. 

 O caso Rosa Parks
 A familia de Martin morava em Atlanta, cidade do sul segregacionista. E desde a abolição da escravatura, muitos desmandos ocorriam com a raça "de carapinha", como ele costumava chamar. Haviam placas com a frase "Só para brancos", negros eram impedidos de entrarem em restaurantes, quando iam comprar algo tinha que ficar esperando no local reservado só para negro: o fundo da loja. E principalmente a discriminação dentro do ônibus. Quando um branco entrava e não houvesse lugar para ele sentar, um negro tinha por obrigação ceder seu lugar a ele. 

E um caso desses, ocorreu com Rosa Paks, senhora respeitada na sua comunidade. Estava muito cansada do trabalho, tomou o ônibus e sentando-se não deu o assento a um jovem rapaz que subira também. O motorista chamou as forças policias para retirá-la à força. Foi o mote que Luther King precisava para juntar todos numa greve. A partir desse dia nenhum negro entraria num  ônibus sem que suas reivindicações fossem atendidas. E através da política da não-violência preconizada por Gandhi e pelos idéias de Desobediência Civil de Thoreau que Luther Kink viveu e defendeu seus ideais de "Eu tenho um sonho".

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi... as sua imagens, demostrando que mesmo sendo benevolente era também energético em sua resoluções.

Eu escolhi este livro porque Tive muito boa indicação dele. 
A leitura foi… Rápida e interessante. E muito, muito reparadora.

O trecho do livro que merece destaque... no final do livro há alguns dos seus discursos, incluindo o do Premio Nobel e o discurso proferido no dia da Marcha por Trabalho e Liberdade, conhecido como " Eu tenho um sonho". Me inspirei muito nesta parte. Até comecei a discursar também (kkk)

Minha Opinião... O livro é bastante instrutivo. Não-somente para conhecer a trajetória deste grande lider, mas também por conter ensinamentos para a vida. Ele nos mostra que não é preciso ser um grande homem para ser complacente com o próximo

A nota que eu dou para o livro: 4

O que se pode escrever sobre uma pessoa dessas? 

    ♥   Beijinhos a até a próxima ♥

4 comentários:

  1. Olhando sincronicamente percebemos que a igualdade racial evoluiu muito, mas ainda está muito longe de atingir o ideal. Quem mudou o status quo certamente foi Luther King.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Admiro MUITO MLK, mas ainda não li nada sobre ele. Já tá na lista mental.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma história de vida admirável. MLK é o exemplo máximo de vidas que não silenciam...ótima escolha!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Figura realmente admirável, foi à "luta" sempre pregando a paz, li uma biografia resumida certa vez mas esta me parecer bem superior. Ótima resenha.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir