"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eu sou o livreiro de Cabul

Tema: Memorias / BIografia

Mês: Fevereiro de 2011 (Livro 2)
Título: Eu sou o livreiro de Cabul
Autor do livro: Shah Muhhamd Rais
Editora: Bertrand Brasil
Nº de páginas: 96

  • ISBN9788528612363
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2007
  • Edição: 1



Toda historia tem dois lados. E cada lado defende a sua versão.
'Eu sou o livreiro de Cabul' narrativa em primeira pessoa que conta a historia de um homem que se diz vitima da visão "Modo de Vida Ocidental". 
Este livro nasceu com um único objetivo. Refutar as mentiras contadas por uma jornalista norueguesa, Åsne Seierstad, sobre o "Modo de Viver Afegão", melhor dizendo sobre como ele, Sultan Klhan,  tratava sua familia. 
Shah Mohhamd Rais é um homem extremamente inteligente, é culto, conhecedor de bons livros. Sua profissão, como chama é livreiro.
Rais escolheu um modo, digamos, pouco convencional para ser ouvido. Ele escolheu colocar como seus interlocutores dois seres mitológicos: Troll's. Um casal de Troll's. Eles dentro de uma história verídica não tem nenhum significado, mas o autor respaldo-se de suas vozes  para que sua versão tenha legitimidade perante a sensibilidade alheia. A própria ascendência dos seres, suditos do rei dos Troll's da Noruega, tornou-se uma estratégia para mitigar   a culpabilidade de Sultan Khan, como Rais é pseudo denominado por Seierstad.
A estrutura do livro dá-se num continum dialógico. Os Troll's perguntam e ele respeitosamente responde. 
O que mais achei interessante foi a etiqueta de tratamento tanto dos Troll's quanto da parte do livreiro. Se tratavam sempre como 'meu caro livreiro' ou 'meus caros Troll's'. Isso me importunou um pouco. Pois me pareceu um busca desenfreada de Rais para tentar se defender das mentiras de Seierstad, como ele chama. Não estou dizendo qual dos dois está certo ou errado, por que afinal de contas somentes o mentiroso tem a capacidade de saber que está errado.

  
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi... A vista da cidade 
Eu escolhi este livro porque Tive muito boa indicação dele. Ainda não o havia lido, mas ouvi pacas sobre a discussão entre os livros.
A leitura foi… Rápida e interessante
O trecho do livro que merece destaque... O finalzinho, quando o rei dos Troll's disse que não fará nada, pois tudo se resolverá sozinho.
A nota que eu dou para o livro: 4

                                               ♥   Beijinhos a até a próxima ♥


3 comentários:

  1. Essa biografia parece ter uma linguagem bem inusitada. Criativa eu sei que é. Ótima escolha!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro inédito...
    Parece serno mínimo... diferente.

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se leria o livro, mas parabéns pela resenha.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir