"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ENSINO INFANTIL

JANEIRO- BEM-TI-VI
Autor: Lalau
EDITORA: Editora: Companhia das Letrinhas
O autor brinca de forma simples com as palavras envolvendo as crianças no jogo de rimas. Apresenta alguns poemas sobre universos familiares às crianças, como o mar, o brejo, os palhaços, entre outros. Conta do ‘bate-papo do sapo com a rã’, do ‘zumbido da abelha’ e do vagalume que parece um diamante.


FEVEREIRO- FORA DA GAIOLA
Autor: Lalau
Editora: Companhia das Letrinhas
A leitura de poemas é muito recomendada, pois a estrutura em rimas favorece a memorização das crianças que se envolvem com o texto. Os poemas apresentam animais da fauna brasileira: a andorinha, o zabelê, o quero-quero, o tiziu e outros. São descritas suas principais características, como canto, plumagem, forma de construir o ninho, etc.


MARÇO- GIRASSOIS
Autor: Lalau
Editora: Companhia das Letrinhas
A partir de animais curiosos como o pirilampo e o porco-espinho e de objetos como um estranhíssimo pente que 'tinha pesadelo toda vez que sonhava com cabelo', o autor brinca com as palavras. Os poemas fascinam as crianças que rapidamente os memorizam e se interessam ainda mais pela leitura.


ABRIL-LIVRO DE HISTÓRIAS
Autor: Georgie Adams
Editora: Companhia das Letrinhas
Este livro apresenta alguns clássicos como "Chapeuzinho Vermelho", "Os Três Porquinhos", "Cachinhos Dourados". O contato com diferentes versões de uma história já conhecida pelas crianças é muito recomendado, pois podem fazer reflexões, observar semelhanças e particularidades de cada um dos contos conhecidos.


MAIO- MAMÃE GANSA
Autor: José Paulo Paes
Editora: Companhia das Letrinhas
Uma senhora de roupas multicoloridas, botinhas e chapéu pontudo passeia pelo céu, transportada por um ganso. Ela é Mamãe Gansa, uma das mais tradicionais figuras das rimas infantis que compõem o cancioneiro popular. Seus versos divertidos e personagens eternos vêm deliciando as crianças há gerações.


JUNHO-NÃO CONFUNDA
Autor: Eva Furnari
Editora: Moderna
A partir da brincadeira não confunda isso com aquilo, a autora propõe várias confusões baseadas na semelhança de sons das palavras. Os curtos e hilários textos vêm acompanhados de imagens que tornam ainda mais acessíveis às crianças pequenas o jogo proposto pela autora. Rapidamente a brincadeira é incorporada e pode ser estendida a outros objetos do universo familiar.


JULHO-SAPO BOCARRÃO E OUTROS DESTA COLEÇAÕ
Autor: Keith Faulkner
Editora: Companhia das Letrinhas
O sapo é um divertido animal de boca muito grande, tão guloso que vive perguntando aos bichos o que gostam de comer. Gordão, pula de página em página comendo moscas e jogando conversa fora até que... Além da divertida narrativa, o livro tem dobraduras-surpresa que fascinam os pequenos leitores.


AGOSTO-QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA
Autor: Theodora de Almeida
Editora: Caramelo
Este livro contém as tradicionais cantigas, parlendas e adivinhas. A ideia é manter a tradição, de geração em geração, ouvindo, lendo e cantando juntos. Ajuda muito na alfabetização.


SETEMBRO-BULE DE CAFÉ
Autor: Luís Camargo
Editora: Ática
Estrelando Maneco Caneco Chapéu de Funil, nesta façanha, acompanhado do Leitão Leitor. Eles se deparam com o bule de café. Mas onde está o café? Maneco Caneco e seu mascote vão descobrir qual é o caminho feito pelo café, desde que é plantado até chegar ao bule.


OUTUBRO-A CASA SONOLENTA
Autor: Audrey Wood
Editora: Ática
Era uma casa sonolenta onde todos viviam dormindo: avó, menino, cachorro, gato e rato... Até a chegada da pulga.  O livro é uma referência de como texto e ilustração podem fazer uma ótima parceria. Os tons das páginas vão dando indícios que o dia está amanhecendo e à medida que a noite avança, muitas emoções acontecem no quarto de dormir.


NOVEMBRO-DA PEQUENA TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM TINHA FEITO COCÔ NA CABEÇA DELA.
Autor: Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch
Editora: Companhia das Letrinhas
O livro aborda, sem timidez, esse tema que tanto diverte as crianças. Uma pequena toupeira está atrás de quem fez cocô em sua cabeça. A história desperta muitas reações, desde calorosas risadas até espanto e nojo do que a toupeira encontra nesta busca.


DEZEMBRO-O PORCO NARIGUDO
Autor: Keith Faulkner
Editora: Companhia das Letrinhas
A história parte da brincadeira que ‘há muito, muito tempo, todos os porcos tinham narizes compridos, pontudos e rosadinhos’. Um simpático e narigudo porco passeia pela floresta e verifica que outros animais são narigudos, mas não tanto como ele. Com dobraduras surpresas, as crianças podem ver ampliados os narizes que o porco cruza em seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário