"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DL 2011 MÊS FEVEREIRO

Hoje dia 1º de fevereiro, começa mais uma etapa do DL 2011. Com o tema  Biografia ou  Memórias. Estou empolgadissíma  com a temática, apesar de não fazer muito o meu gênero, mas vamos lá vê no que dá!
O meu primeiro livro será : A menina sem estrela do glorioso Nelson Rodrigues. Na visão e no estilo únicos de Nelson Rodrigues, desfilam por estas páginas sua iniciação sexual, o assassinato de seu irmão Roberto, a consagração com Vestido de noiva, o suicídio de Getúlio Vargas, o drama de sua filha Daniela e outros episódios marcados pela tragédia, aos quais ele empresta a sua humanidade e até a pungência do seu humor. Dedicado à  sua filha Daniela, que nasceu cega. 


 No final da minha leitura postarei a resenha sobre o livro.

O segundo livro que provavelmente vou ler neste mês é: Infância de Graciliano Ramos
Como ainda não o li, então não sei exatamente como se dá a estrutura do livro, por isso busquei uma pequena sinopse para colocar aqui.



Sinopse: Publicado em 1945, Infância é uma autobiografia de Graciliano Ramos que prova ser possível uma obra somar os elementos pessoais com os sociais. Muito do que o autor confessa em suas memórias são problemas que afetaram não só a ele mesmo, mas também o seu meio. Sua dor é também a dor de nosso mundo. Seu romance de memórias,revela o quanto foi árdua a sua experiência de criança, nos fins do século XIX
e início do século XX, vivida praticamente no interior de Alagoas. Primogênito de
um casal sertanejo de classe média, cresce em meio a uma prole numerosa, distanciado de pequenos gestos de afeto, aventuras e estripulias infantis.

Ao contrário, o leitor indagará, a todo momento, como foi possível para uma criança, vivenciando rituais de passagem a ponto de faca, sobreviver e tornar-se um dos escritores brasileiros dos mais expoentes.* 

* Parte da sinopse retitada do site  eduquenet.net

Por enquanto são esses meus escolhidos. Com certeza tem mais vindo por ai. Assim que eu escolhê-los posto aqui.

Beijinjos nos olhinhos!!


   

4 comentários:

  1. Oi! Vim responder ao seu comentário sobre o Milton Hatoum, hehe. Nossa, eu amei "Dois Irmãos", fiquei encantada pelo estilo do Hatoum, ele é fantástico! Quer dizer que você já o viu pessoalmente então? Que legal! Adoraria conhecê-lo! :)

    Também estou ansiosa para o mês de fevereiro! Não costumo ler biografias, então vai ser algo diferente para mim! Gostei das suas escolhas! Gostei muito do pouco que conheço do Graciliano Ramos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. olá Flor.

    escolhas interessantes. ^^

    AInda não li nenhum dos dois, mas espero que sejam bons. =)

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nelson Rodrigues e Graciliano Ramos são verdadeiros gênios de nossa literatura.
    Quanto a Milton Hatoum, eu o conheço bem, pois ele foi meu professor de Teoria da Literatura I, na UFAM. É sábio e dedicado, porém é muito pessimista
    sobre o Brasil e até sobre a vida.

    Obrigado pela visita e comentário no meu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! Seu amigo teve aula com o Hatoum? Que fantááástico!!! :)

    Ah! Então você estuda Letras? Que legal! Prestei vestibular para Letras no final do ano passado, estou esperando o resultado agora, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir