"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Você sabe que me ama


Tema: Literatura Infanto-Juvenil
Mês: Janeiro de 2011 (Livro  2)
Título: Gossip Girl- O inicio- só podia ser você
Autor do livro: Cecily von Ziegesar
Editora: 
Nº de páginas: 189


Sinopse: Gossip Girl é uma série de livros escritos por Cecily von Ziegesar e conta a história da vida glamurosa de adolescentes nova-iorquinos. A história é narrada por uma misteriosa blogueira que conta todos os detalhes do dia a dia dos personagens em seu blog.
O penultimo livro lançado da série Gossip Girl, de Cecily von Ziegesar, conta, de fato, o que aconteceu com os personagens do best-seller. Tais como Serena van der Woodsen, Blair Waldorf, Nate Archibald, Dan Humphrey, Vanessa Abrams, Jenny Humphrey & Chuck Bass. A série de livros é baseada na vida destes estudades de elite, ricos & nova-iorquinos, que saem às melhores festas & compram as melhores roupas. Os livros são narrados por uma blogueira misteriosa, identificada apenas por Gossip Girl (voz por Kristen Bell. Mas isso não é o mistério da história, ela nem é citada, o livro está bem longe de ser de mistério.


A série é formada por 13 volumes, 12 já foram lançados no Brasil.

Livros




Olha eu vou ser bem sincera. Adoro livros em série. Mas este aqui não me encantou em nada. Achei vazio e superficial, sua linguagem é pobre. Além de pouco recurso estilístico, como o uso de metáforas mas elaboradas.  Além de comportamentos vulgares, como o menosprezo pelo próximo e a não-afeição por aqueles que lhes deram a vida que levam. O mote em si pode ser muito rico se bem trabalhado. O exemplo é o livro " Hell" da escritora francesa Lolita Pille. Ano passado quando a conheci fiquei extremamente deslumbrada pela sua escrita rapida, nada cansativa e o poder que emanana das paginas de seu livro. Hell sim pode ser considerado um bom livro sobre a vidas dos que já nascem "podres de ricos. 



Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
a disposiçaõ das duas protagonistas. Por estarem opostas uma à outra parece que estão rivalizando. E tudo ajuda para que está perspectiva seja correta, a cor do cabelo, os vestidos, até mesmo a beleza de uma parece ser o yang do yng da outra.


Eu escolhi este livro porque… por infeliz curiosidade!!


A leitura foi…  maçante. Quase não consugo terminar de ler.


O personagem que eu gostaria de ter... o pai de Dan: Rufus.


O trecho do livro que merece destaque... na minha opinião nenhum. Mas esse é só o primeiro da serie que eu li, posso mudar de ideia se resolver ler os outros.


A nota que eu dou para o livro:  2


( Nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5- Adorei)




4 comentários:

  1. Gostei da sua sincera opinião. E, embora não conheça nehum livro da série, assim como o programa de Tv, nunca me senti atraída em lê-lo.
    Sua resenha venho reforçar o que eu já achava. Me parece ser livro só para vender.

    Parabéns!

    Rê Lima

    ResponderExcluir
  2. Gossip Girl é um caso curioso para mim. Eu amo a série de TV. Confesso que ela não está na sua melhor fase. No começo, tinha uns conflitos interessantes e personagens cativantes. Mas, no decorrer das temporadas, a história foi se desgastando - eu sinto pouca preocupação dos roteiristas em desenvolvê-la. Algumas histórias ficaram repetidas e não há mais preocupação com a evolução dos personagens. Mesmo assim, eu gostava muito da série no começo (especialmente nas duas primeiras temporadas) e por isso fui ler o primeiro volume ("As Delícias da Fofoca").

    Parei nele. Concordo com você (e, pelo seu relato, imagino que os outros volumes sejam iguais), a história é superficial, fraca. Os personagens no livro são bem menos desenvolvidos do que na série. Para mim, é um daqueles raros casos em que a adaptação ficou bem melhor. Para você ter ideia: a maioria dos personagens, apesar de conservarem o mesmo nome, são diferentes na série de TV. As relações entre eles foram melhores trabalhadas. Só o piloto da série foi fiel ao livro - até o fatídico triângulo amoroso do livro não dura mais do que quatro episódios da primeira temporada (a série está na quarta temporada). Ainda bem, ouvi dizer que todos os livros são em cima dessa triângulo, deve ser meio maçante. Acho os livros muito enrolados e a história muito fraca. Talvez termine a série de livros só por curiosidade...

    Desculpa o post longo, mas queria dar os meus pitacos sobre Gossip Girl, hehe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro nunca me apeteceu, nem me despertou a curiosidade. Talvez seja pela série que sempre me transmitiu superficialidade. Parabéns por ter cumprido o desafio. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quando comecei a ler seu post logo imaginei que seria do jeito que vc criticou. Muito bos resenha.

    ResponderExcluir