"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Livro 1: O Pequeno Principe


Tema: Literatura Infanto-Juvenil
Mês: Janeiro de 2011 (Livro I)
Título: O pequeno principe
Autor do livro: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: 
Nº de páginas: 48
Sinopse: Este mágico livro narra a trajetória do pequeno príncipe pelos mundos em que visitou até vim parar no planeta Terra, onde encontra um homem que sobre um acidente com seu avião e caiu em pleno deserto. O homem sozinho e sem amigos que o ajudem tenta concertar seu avião quando do nada surge aquele menino lindo e com olhar inocente perguntando: Por favor desenha-me um carneiro? Assim do nada sem ao menos uma previa apresentação. Mas convenhamos apresentação é coisa de gente grande. A partir daí suas experiência com o princepizinho tornaram-se magicas e o transformou profundamente, pois é isso que o conhecimento faz com os seres humanos: os transforma em pessoas melhores.
Lembro-me de quando era pequena, uma criança assim como o pequeno príncipe, adorava assistir ao seu desenho que passava. E achava lindas as cores e como ele viajava pelo mundo sozinho. Uma criança sozinha, totalmente, viajando por aí, mundo afora. Queria fazer isso também, não podia, pois era criança. Ainda não posso, agora por outro motivo tenho responsabilidades, e muitas dependem inteiramente de mim. Sabe. Minhas próprias rosas que cativei agora tenho que  cuidar delas. Dizem que este livros é carregado de simbologias e filosofia. Por enquanto só vejo uma as coisas são mais simples quando se pensa como uma criança. Lembram do comentário quando encontra com o homem pela primeira vez? -Tu falas como gente grande. E nisto está implícito a seguinte observação: Se falas como gente grande, então suas preocupações são as de gente grande e deveria se preocupar menos. Faz bem para o coração, que nem a água. Até hoje nunca havia lido este livro apesar de estar na minha lista abstrata há zilhões de anos. Sempre pensei que quando chegasse o tempo certo ( porque tudo tem seu tempo exato de acontecer) ele se revelaria para mim e foi o que ocorreu. Seus segredos, agora, não são mais tão secretos para mim assim. Agora posso dormir para encontrá-lo em meus sonhos de criança, aí brincaremos juntos.

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Primeiro esta capa para mim é indescritível, já a vejo há 20 anos e nunca me canso de achá-la linda. A imagem de uma frágil criatura cuidando de outra criatura mais frágil ainda é no mínimo de soluçar de tanto chorar,  meu coração fica pequenininho, igualzinho como acontece quando olho para minha sobrinha-filha Bia. E segundo a imagem em aquarela me passa a condição de ser inocente. 

Eu escolhi este livro porque… Muito simples: por que há anos tinha vontade, mas só agora tive a chance e aproveitei.

A leitura foi… em uma palavra: encantadora.

O personagem que eu gostaria de ter...essa é fácil a rapozinha. pelo simples fato de que ela é sábia. A forma como ela ensinou ou pequeno principe como deveria cativar. Haaaaaaaaa
O trecho do livro que merece destaque: é justamente o encontro do minino com a rapozinha.
A nota que eu dou para o livro: Pode ser 1,0005
( Nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5- Adorei)

Até breve!!

3 comentários:

  1. Realmente, "O Pequeno Principe" é lindo e nos mostra que as coisas são mais simples do que pensamos.
    Eu não lembro direito do livro, ja faz um tempão que eu li, e eu era muito pequena, mais eu ainda conservo no coração a sensação que tive ao lê-lo.
    Agora com a sua resenha a vontade de lê-lo novamente surgiu, acho que só posso agradecer por isso.
    Até.

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro lá para trás mesmo, há muito tempo...mas, na memória reconheço-o como um livro inspirador para a vida. Ótima escolha! Bjs

    ResponderExcluir
  3. O livro é encantador mesmo, você tem razão! Acho que não existe nenhuma pessoa no mundo que ao lê-lo não fique fascinada!
    Criei um blog há menos de um mês, ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! :)

    ResponderExcluir