"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

sábado, 22 de janeiro de 2011

Lançamento do livro “Eu ainda não disse tudo”, do poeta Renato Augusto Farias de Carvalho


Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro“Eu ainda não disse tudo”, do poeta Renato Augusto Farias de Carvalho. O evento acontecerá no dia 29 de janeiro de 2011 (sábado), às 10h, na Livraria Valer, situada na Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro de Manaus.

Renato Augusto Farias de Carvalho lançará no dia 29 de janeiro de 2011, às 10 horas, na Livraria Valer seu mais novo livro, intitulado “Eu ainda não disse tudo” Irmão do poeta Carlos Farias de Carvalho, que integrou o Clube da Madrugada, Renato nasceu em Manaus, onde viveu parte da sua juventude. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em Letras e construiu sua carreira literária. O escritor vive em Niterói há mais de 30 anos. “Sua poesia é tecida com as lâminas do tempo, da memória, das vivências e das viagens. A infância é uma referência em sua obra, concebida como um porto para onde sempre volta. É lá, envolvidos pelas dobras do tempo, que estão os enigmas que nos revelam e nos explicam. Não é no futuro que nos encontramos – é no passado que estamos: onde são tecidos os fios com que se fazem as malhas do presente e do porvir. O escritor francês Marcel Proust expressou esse fato da condição humana com rara beleza e sensibilidade: “Os verdadeiros paraísos são os paraísos que se perderam”. O fato é que, ao voltarmos à estação primeira da existência, já não reencontramos as coisas como eram, mas a atmosfera e o sentido que as fundaram”.
“O título de seu novo livro é emblemático e revelador desse diálogo com o que é essencial em si mesmo: Eu ainda não disse tudo. A verdade é que os poemas que compõem a obra resultam desse esforço do “eu lírico” em desvelar a “dor que desatina sem doer”, causada pelos espinhos que latejam na alma. O poema “Rimas vacilantes” é um cantar evocativo dessa nostalgia e dessa inquietude que aflige-lhe o ser: ‘Meu cavalo de tristes madrugadas/ adornam-lhe as feias penas/ a disfarçar dores e chicotadas./ Destino aflito, combalido, sedento de nadas’”.
“Renato Farias é um viajante das águas da memória e, por isso, navega os muitos rios de sua ‘meninice baré/ molhado de um sol ardente/ feito pimenta-murupi’. Rios que convergem para o grande estuário da planície onde nasceu: ‘Aqui me navego por inteiro/ num imenso Amazonas de saudade’. O “eu lírico” sabe da inconstância da humana condição, tem consciência que existir é cumprir a travessia e que o ciclo da vida se cumpre inapelavelmente: e um dia a noite chegará e cobrirá seus olhos de cinzas. O poema “Poucos minutos depois da morte” é epifânico nesse sentido: ‘Terei o sopro de minha mãe/ isso será augúrio, murmúrio/ minueto encantado para um novo tempo’. Como nada é fim, ‘haverá camélia e angélicas/ no meu rico amanhecer’. Em Renato Farias a poesia é um ato de redenção. Também de salvação”.
Sobre o autor

Renato Augusto Farias de Carvalho nasceu em Manaus no dia 30 de junho de 1935. Em sua terra natal, estudou no Colégio Salesiano Dom Bosco. Na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para onde se mudou em janeiro de 1952, continuou seus estudos no Colégio Andrews, tendo participado do Grêmio Acadêmico, que ajudou a fundar. No início de 1978, passou a residir em Niterói/RJ. Graduou-se em Letras (Língua e Literatura – Português/Francês) na então Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Pós-graduou-se em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas. Exerceu diversas funções e cargos na Previdência Social (Direção Geral – RJ), aposentado-se em 1989. Ocupante da cadeira nº 6 da Academia Niteroiense de Letras, também é membro do Cenáculo Fluminense de História e Letras e da Associação Niteroiense de Escritores.
Publicou os seguintes livros: Porto de Ocasos (ficção/memórias. 1998. Editora Cromos), Poesia-do-que-eu-quis(poemas. 2002. Editora Cromos); Vinho e Verso (poemas. 2005. Ed. Valer) e Uma tela na parede (poemas. 2009. Ed. Valer).  Entre as diversas medalhas já recebidas, destacam-se a José Cândido de Carvalho (conferida pela Câmara Municipal de Niterói) e a do Mérito Cultural Belas Artes (conferida pala Associação Fluminense de Belas Artes). Participou, como entrevistado, do projeto “Personalidades de Niterói”, iniciativa da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB/Niterói. Autor dos enredos carnavalescos Jorge Amado – do País do Carnaval à Tieta do Agreste (1978) eE agora malandro? – Você ganhou a loteria! (1979), desenvolvidos para Escolas de Samba de Niterói, e de monografia sobre o Clube da Madrugada (movimento cultural de escritores amazonenses nos anos 1950). Das muitas palestras proferidas, destacam-se: “Teatros do Brasil” (participação de Beatriz Chacon e Thuany Feu de Carvalho), “Fagundes Varela”, “Cora Coralina e Manoel de Barros (participação de Gracinda Rosa e Lena Jesus Ponte), “Xavier Placer, 50 anos de literatura”, “Adelino Magalhães e o pré-modernismo”, “Cora Coralina e Florbela Espanca, um encontro tão possível”, “Articulação poética aproximando Luiz Barcellar e Jorge Tufic”, e “Lindalva Cruz e suas composições amazônicas”. Participou como convidado do Festival Literário Internacional da Floresta – Flifloresta, no município de Parintins-AM, em 2009, onde teve destaque entre os participantes. É autor de contos e crônicas publicados em jornais e revistas e de alguns prefácios. Possui textos em antologias.

Evento: Lançamento de livro
Livro: Eu ainda não disse tudo”
Autor: Renato Augusto Farias de Carvalho
Data: 29 de janeiro de 2011 (sábado)
Horário: 10h
Promoção: Livraria
Local: Livraria Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro de Manaus.
Quanto: Entrada franca
Contatos: Valer – 3635-1245 / reversos@hotmail.com
                            
José Farias - gerente de eventos da Editora e Livraria Valer



Um comentário:

  1. Adorei o espaço que a literatura ganhou aqui. Parabéns Flor. José Farias

    ResponderExcluir