"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ricardo Piglia



Está semana a revista Veja da editora Abril fez uma reportagem com Piglia. Assunto abordado: seu ultimo livro. Pra quem não o conhece, Piglia é um dos maiores ( & melhores ) romancista da America-latina. Esteve no Brasil em novembro para uma participação na Fliporto, a Festa Literária Internacional de Pernambuco.

Abaixo postei algumas informações gerais sobre o escritor ( lógico com o devido credito). 

E se ainda tiver curiosidade sobre ele, é só clicar no link da fonte de consulta

Ricardo Piglia (Adrogué, Buenos Aires, 1940) é um escritor argentino. Publicou, entre os textos de ficção, La invasión (contos, 1967),Nombre falso (contos, 1975), Respiración artificial (romance, 1980), Prisión perpetua (novelas, 1988), La ciudad ausente (romance, 1992) ePlata quemada (romance, 1997). Os livros de não-ficção são Crítica y ficción (1986, com edição ampliada em 1990), Formas breves (2000),Tres propuestas para el próximo milenio (y cinco dificultades) (2001) e El último lector (2005). Compôs, em parceria com o músico Gerardo Gandini, a ópera que estreou em 1995 no Teatro Colón de Buenos Aires, La ciudad ausente, baseada em seu romance de mesmo nome. Em 1990, Alejandro Agresti dirigiu um longa metragem chamado Luba, partindo do livro Nombre falso. Em 1998, igualmente, Marcelo Piñeyro levou às telas a história de Plata quemada. Ricardo Piglia editou o Diccionario de la novela de Macedonio Fernández (2000), organizou e prefaciou uma antologia de contos chamada Las fieras (1993). Cuentos con dos rostros (1992) é uma seleção de relatos e integra um projeto de difusão cultural dirigido pela Universidad Nacional Autónoma de México, sob os cuidados de Marco Antonio Campos.La Argentina en pedazos (1993) é uma compilação de ensaios introdutórios à literatura argentina, originalmente preparados para as adaptações de textos literários da revista em quadrinhos Fierro. Cuentos morales (1995) é uma antologia organizada por Piglia que reúne alguns de seus relatos, escritos entre 1961 e 1990.
FONTE DE CONSULTA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Piglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário