"Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino. Isto é comparável a atitude de censurar uma criança, cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais. "
( Nitiren Daishonin )

visitas on line

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O DIARIO DE ANNE FRANK


Recentemente pude ter a honra de assistir a um filme chamado " os escritores da liberdade" com Hilary Swenk como personagem central. O filme é um relato verdadeiro sobre a luta de um professora recem-formada e sua prtaica docente. Essa professora deparou-se com uma turma sub-desenvolvida por que ninguém lhe lhe creditava a possibilidade de vence na vida e concluir o ensino médio. Quando ela, a professora, resolve devolver-lhe a chance de superarem-se e demostrar ao mundo que todos estavam errados sobre eles. Ela juntamente com sua turma de desajustados resolvem enfrentar àqueles que se impõe no caminho de sua mudança. No final todos de uma certa maneira acabam vencendo através da leitura de clássicos como o diario de Anne Frank. Taí mais uma dica de leitura que enriquecera a cosmo visão daqueles que reconhecem o erro e lutam contra ele.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_Anne_Frank
acesso em: 09/11/2010. 
O Diário de Anne Frank (em alemão: Das Tagebuch der Anne Frank. em holandês, a língua do diário original: HET ACHTERHUIS - Dagboekbrieven 14 juni 1942 - 1 augustus 1944. em inglês: The Diary of a Young Girl, como dizem no livro, ou The Diary of Anne Frank, como é no filme.) é um diário escrito por Anne Frank entre 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.
Escondida com sua família e outros judeus em Amsterdam durante a ocupação Nazista na Holanda, Anne Frank com 13 anos de idade conta em seu diário a vida deste grupo de pessoas.
Em 4 de agosto de 1944, agentes da Gestapo detém todos os ocupantes que estavam escondidos em Amsterdam e levam-nos para vários campos de concentração. No mesmo dia da prisão dos pais de Anne, entregam o diário dela para o pai Otto Heinrich Frank. Anne Frank faleceu no campo de concentraçãoBergen-Belsen no fim de fevereiro de 1945.
Otto foi o único dos escondidos que sobreviveu no campo de concentração. Em 1947 o pai decide publicar o diário, como Anne desejava em vida. O diário está no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. O Fundo Anne Frank (na Suíça) ficou como herdeiro dos direitos da obra de Anne Frank. O pai Otto Heinrich Frank faleceu em 1980.
Na apresentação à primeira edição americana do diário, Eleanor Roosevelt descreveu-o como "um dos maiores e mais sábios comentários da guerra e seu impacto no ser humano que eu jamais lí". O SoviéticoIlya Ehrenburg mais tarde disse: "uma voz fala para seis milhões; a voz não de uma sálvia nem um poeta, mas de uma menininha costumeira." Hillary Rodham Clinton, em sua fala para o Elie Wiesel Humanitarian Award em 1994, lê o diário de Anne Frank e o relaciona com acontecimentos contemporâneos como em Sarajevo, Somália e Ruanda. escritor
Depois que receber um prêmio humanitário da Fundação Anne Frank em 1994, Nelson Mandela chamou uma multidão em Johannesburgo, dizendo que ele tinha lido o diário de Anne Frank enquanto estava na prisão e que o "derivou muito estímulo." Sua luta contra o nazismo e o apartheid, explicando o paralelo entre as duas filosofias: "porque estas crenças são patentemente falsas, e porque eram, e sempre serão, desafiados por gente como Anne Frank, eles estão no limite do fracasso."

Um comentário:

  1. eu assisti o filme e gostei.Mas apesar de ser baseado em fatos reais, custo a crer que alguém consiga o que a professora consegui...
    t+ Marcinha!!

    ResponderExcluir